sábado, 10 de junho de 2023

As gravações de José Taveira

Como ficou dito na entrada anterior deste blogue, José Taveira foi um cantor muito activo no meio académico portuense na primeira metade da década de 1920. Pelo final da década, gravou pelo menos dois discos como cantor, e colaborou como viola de acompanhamento em sete outros discos.

Como cantor, José Taveira gravou pelo menos os seguintes discos:

Fado Hilario / Fado da Sr.ª da Graça (Parlophon B. 33012)
José Taveira (c), acomp. Ernesto Brandão (g), Amândio Marques (g) e Paes da Silva (v)
Gravações disponíveis no Gallica (da Biblioteca Nacional de França) e no YouTube (v. abaixo).
[Sobre este disco, v. também o texto de António Nunes, «Velhas "frituras"», que revelou a sua existência. As transcrições das letras apresentadas abaixo foram copiadas desse texto.]

  •  Fado Hilario («A minha capa velhinha»)
  • Música: Augusto Hilário / Manassés de Lacerda (dois temas distintos de A. Hilário combinados num só, provavelmente por Manassés de Lacerda) / Letra: 1.ª e 2.ª quadras de Augusto Hilário, 3.ª de António Nobre

    A minha capa velhinha
    É da cor da noite escura;
    Quero nela amortalhar-me
    (Ai) Quando for p'ra sepultura.

    A minha capa ondulante
    (Ai) Feita de negro tecido;
    Não é capa de estudante
    (Ai) É mortalha d'um vencido.

    (Ai) Minha capa vos acoite
    Que é pr'a vos agasalhar;
    Se por fora é cor da noite
    Por dentro é cor do luar.
  •  Fado da Sr.ª da Graça [Um fado de Coimbra] («Nossa Senhora da Graça»)
  • Música: Paulo Correia de Sá / Letra: «popular»

    Nossa Senhora da Graça
    Que tantos milagres fazes
    'Stou de mal com meu amor
    Senhora fazei as pazes.

    Esse ar de santa a brilhar
    Que no teu rosto esvoaça
    Põe meus lábios a rezar
    Maria, cheia de graça.

Carta 9 de Abril (partes 1 e 2)
(Não sei o código do disco, nem tenho dados sobre os instrumentistas.)
Música e letra: Afonso Correia Leite [a letra cantada por José Taveira tem várias corruptelas]

    Ao escrever-te estas linhas
    Só chora o meu coração
    Porque as palavras são minhas
    Só as letras não são

    Nove d'Abril, meu amor,
    Triste data em que ditei
    [Tudo que de?] ti pensei
    Oh minha adorada flor!
    Bocados da minha dor,
    Fatalidades daninhas,
    Não pensas, não adivinhas (bis)
    O que eu sofro, minha querida.
    Estou entre a morte e a vida
    Ao escrever-te estas linhas.

    Numa horrorosa batalha
    No fim de grande cansaço
    Fui ferido, perdi um braço
    Numa chuva de metralha
    Pois se a nossa esperança falha
    Por acaso ou maldição
    Pois já nem possuo a mão (bis)
    Pra te dar em casamento.
    Que dor, estremecimento(?)
    Só chora o meu coração

    Olha, leva a minha mãe
    Muitos beijos e carícias,
    Diz que de mim tens notícias,
    Que sou vivo e que estou bem.
    Depois engana, também,
    Minhas pobres irmãzinhas,
    Inocentes, coitadinhas,
    Que sentem, como tu sentes (bis)
    Dize, não és tu que mentes
    Porque as palavras são minhas

    E enquanto a mim, desvanece
    Arranja outro namorado,
    Porque um pobre mutilado
    Futuro algum te oferece.
    Todo o nosso amor esquece
    Deixa pra mim a paixão
    E guarda em recordação
    Esta última cartinha (bis)
    Junto às outras porque é minha
    Só as letras o não são.


Como viola, José Taveira participou pelo menos nas seguintes gravações (a maior parte das quais já referida em Gravações de estudantes do Porto dos anos 1920 no Arquivo Sonoro Digital do Museu do Fado):

I - Pais da Silva (v)
acomp. José Taveira (v)
Um disco e uma faixa de outro disponíveis em: Pais da Silva - Arquivo Sonoro Digital

Pas de Quatre
(Autor desconhecido - «popular»)

Padre Nuestro
(Enrique Delfino)

Amanhecendo
Tango (Pais da Silva)

II - Ernesto Brandão (g)
acomp. José Taveira (v)
Dois discos (quatro faixas)

Fado em sol maior (disponível em: Ernesto Brandão - Arquivo Sonoro Digital)
(Autor desconhecido - «popular»)

Fado em ré menor (disponível em: Ernesto Brandão - Arquivo Sonoro Digital)
(Autor desconhecido - «popular»)

Fado em lá maior (Parlophon B. 33007-I)
(Autor desconhecido - «popular»)

Fado em lá menor (Parlophon B. 33007-II)
(Autor desconhecido - «popular»)

III - Manuel R. Pereira Leite (g) e José Taveira (v)
Três discos (seis faixas), gravados em finais de 1928 ou início de 1929, disponíveis em: Manuel R. Pereira Leite, José Taveira - Arquivo Sonoro Digital (atenção: a primeira das duas gravações identificadas aí como «Fado Pinto Ribeiro (fá sustenido menor)» é na verdade «Fado Pinto Ribeiro (dó sustenido menor)», como se pode ler na etiqueta do disco)

Fado João de Deus (Variações) 1.ª parte
(João de Deus, filho - tema original)

Fado João de Deus (Variações) 2.ª parte
(João de Deus, filho - tema original)

Fado Pinto Ribeiro (dó sustenido menor)
(Aires Pinto Ribeiro)

Fado Magiolo
(Magiolo, Magiolly, Maggyoli, Maggiolli,...?)

Fado Pinto Ribeiro (fá sustenido menor)
(Aires Pinto Ribeiro)

Fandango Mirandês
(Manuel R. Pereira Leite)

Sem comentários:

Enviar um comentário