terça-feira, 16 de março de 2010

Os fundadores do jornal Porto Académico


Os estudantes do 3.º ano da Faculdade de Ciências que em 1922 fundaram o jornal Porto Académico.
Sentados: Fogaça Guimarães (administrador), Perry Garcia (redactor principal), Santos Nobre (director), António Andrade e Serafim Lino. De pé: Jorge Viana, Américo Monteiro Soares, António Diegues, Fernando Cardoso Lima e Manuel Ferreira dos Santos (editor).

O número 1 da 1.ª série do Porto Académico saiu a 6 de Novembro de 1922, tendo este jornal mantido publicação regular até 1929. A partir de Novembro de 1923 foi orgão oficial da Associação dos Estudantes do Porto (fundada em 1911, extinta pelo governo em 1932; a partir de 1924 chamou-se Associação Académica do Porto).
Em Abril de 1937 saiu um número único do Porto Académico, comemorativo do 1.º Centenário da Academia Politécnica e da Escola Médico-Cirúrgica, "dirigido, organizado e editado" por Perry Garcia e Zeferino de Moura.
Em Junho de 1938 os mesmos antigos estudantes publicaram um outro número único, comemorativo da 2.ª Festa de Confraternização dos Antigos Estudantes do Porto.
Finalmente, em Março de 1962 Zeferino de Moura publicou, com o patrocínio da Associação dos Antigos Alunos da Universidade do Porto, mais um número único, comemorativo do cinquentenário da fundação da Universidade do Porto e do Orfeão Académico.

Sem comentários:

Enviar um comentário